Chuva é registrada em Goiânia após 80 dias de estiagem; vídeo
16/09/2025
(Foto: Reprodução) Moradores registraram chuva em Goiânia
Registros de chuva em Goiânia foram feitos em diferentes pontos da capital nesta terça-feria (16). O g1 recebeu imagens feiras no Jardim das Hortensias (veja acima). Há mais de 80 dias não chovia em Goiânia, de acordo com o Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo).
De acordo com André Amorim, gerente do Cimehgo pancadas de chuva isoladas podem ocorrer em todo o estado esta semana.
A formação de nuvens de chuva em Goiás é resultado da umidade vinda do norte do país e pelo avanço da frente fria, e pode amenizar a seca e o calor no estado.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo o boletim do Cimehgo, a previsão para os próximos dias é de chuva leve em todo o estado, variando entre 5 e 8mm. A umidade relativa do ar agora pode chegar a 20%, o que representa uma melhora considerando as últimas semanas.
Na capital goiana, o calor forte continua, podendo chegar aos 35ºC. A previsão é de chuva leve, de até 3mm, e umidade relativa do ar que pode variar de 15 a 35%. Segundo Elizabete Alves, coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia de Goiás (Inmet/GO), há também a possibilidade de chuvas intensas em Goiânia.
"Como a atmosfera está instável, por estar muito quente, qualquer concentração de umidade traz um transtorno no sentido de intensidade de vento, pancada de chuva mais intensa, bem pontual", afirmou Elizabete.
Segundo André Amorim, o avanço da frente fria aumenta a nebulosidade, e esse choque de massas favorece as áreas de instabilidade no estado. Na capital, os registros de chuva estão concentrados principalmente na região noroeste da cidade.
LEIA TAMBÉM:
Chuvas intensas podem ocorrer em diferentes cidades de Goiás, diz Cimehgo; veja quais
Chove em diferentes cidades de Goiás; vídeos
Frente fria pode diminuir o calor e trazer chuva a Goiás; veja quando
Bombeiros emitem alerta
O Corpo Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) emitiram alerta de risco de chuvas intensas, rajadas de vento e descargas elétricas em mais de 60 municípios goianos, incluindo Goiânia e Aparecida de Goiânia.
Eles reforçam também que, em caso de tempestade, é importante que a população evite áreas alagadas, não enfrente correntezas e procure abrigo em locais seguros durante as tempestades. A corporação orienta ainda que todos mantenham distância de árvores, placas, outdoors e fiações elétricas.
Em casos de emergência, a população deve acionar o telefone 193, pedem os bombeiros.
Moradores registram chuva no Jardim das Hortências, em Goiânia
Arquivo pessoal/Jéssica Ferreira
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.